Cáritas do Algarve selecionada para Projeto de Literacia Alimentar – Escola Missão Continente e APN
A Cáritas Diocesana do Algarve foi uma das 5 instituições selecionadas para o novo projeto social dedicado à Literacia Alimentar da Missão Continente e da Associação Portuguesa de Nutrição (APN).
Trata-se de um programa de capacitação que promete ajudar famílias a fazerem escolhas alimentares mais informadas, saudáveis e equilibradas, adaptadas ao seu orçamento familiar.
Como instituição presente no terreno, a Cáritas será responsável por indicar os agregados familiares para este projeto piloto.
Alinhado com o facto de o cabaz alimentar, atribuído pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, ser em parte substituído pelo Cartão Social, o projeto pretende ajudar os beneficiários – que, segundo o Governo, podem ascender a 120 mil pessoas – a escolherem o cabaz que melhor responde às suas necessidades.
O projeto terá quatro sessões de capacitação, desenvolvidas por nutricionistas, com temáticas focadas em planeamento e gestão alimentar, seleção de alimentos com visita a uma loja de retalho, preparação de refeições com workshop prático e, por fim, uma sessão sobre consumo consciente.
As candidaturas a este projeto estavam abertas exclusivamente às instituições do programa de excedentes da Missão Continente e foi escolhida uma por região. As instituições selecionadas foram: a Cruz Vermelha da Trofa (Norte), a Cáritas de Tomar (Centro), o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição da Costa de Caparica (Área Metropolitana de Lisboa), ADBES (Alentejo) e a Cáritas Diocesana do Algarve (Algarve).