Ucrânia: continuamos corajosamente a ajudar as pessoas necessitadas
“As nossas cidades, casas e jardins de infância estão a ser destruídos. Mas ninguém conseguirá destruir os nossos desejos de paz e liberdade”, afirma o P. Vyacheslav Grynevych, Diretor Executivo da Caritas-Spes Ucrânia, numa mensagem vídeo enviada ontem, 26 de fevereiro, através da Caritas Internationalis. A Caritas-Spes é uma das duas organizações ucranianas membros da Confederação – a outra é a Caritas Ucrânia.
Para sustentar o trabalho das duas organizações Cáritas ucranianas, a Caritas Internationalis acaba de lançar um apelo de emergência, que permitirá ajudar cerca de 13.000 pessoas em diferentes partes do país e especialmente em áreas críticas como Kramatorsk, Rubizhne, Zaporizhya, Volnovakha , Mariupol, Kharkiv, Dnipro, Kiev, Zhytomyr, Odesa, Ivano-Frankivk.
A Cáritas Ucrânia e a Cáritas-Spes já estão a ajudar milhares de deslocados internos que agora procuram desesperadamente um abrigo seguro, tanto no oeste da Ucrânia quanto no exterior. As duas organizações da Cáritas estão a ajudar estas pessoas com alimentos, água potável e kits de higiene pessoal, bem como disponibilizando um local seguro para dormir, comer e fazer a sua higiene pessoal. Os colaboradores e voluntários da Cáritas estão também a fazer o transporte seguro para os deslocados que têm famílias que as podem acolher em zonas seguras.
A Caritas-Spes administra 22 pequenas casas de acolhimento em todo o país e está a garantir o transporte em segurança das crianças dos seus centros e dos centro estatais. A Ucrânia é um dos países do mundo com mais crianças institucionalizadas. Apesar de quase 82% das crianças que vivem nas instituições do Estado terem pais, neste momento, o próprio Estado – focado nas questões de segurança – não têm ninguém que assegure a sua proteção. A Cáritas Ucrânia está também a organizar Espaços Amigos da Criança, onde os mais pequenos possam ter ajuda para lidar com o stresse psicológico causado pelo conflito.
Apesar da precária situação de segurança e das dificuldades, a Cáritas continua a fazer o seu trabalho humanitário na Ucrânia.
“Neste momento dramático, continuamos corajosamente a ajudar as pessoas necessitadas”, diz o P. Grynevych, elogiando o empenho dos 67 colaboradores e 120 voluntários da Caritas-SPES. “Com a ajuda de Deus, continuaremos nosso serviço, não deixando ninguém para trás”.
Tetiana Stawnychy, presidente da Caritas Ucrânia, também acrescenta: “Estou realmente orgulhosa de nossa equipe que está a trabalhar de forma dura para atender às necessidades dos mais vulneráveis, enquanto tem de lidar com as suas próprias circunstâncias. Agradecemos a manifestação de apoio de nossos parceiros e todas as pessoas de boa vontade que nos chegam do exterior. Por favor, apoie o apelo da Caritas. As necessidades crescem a cada dia.”
Fonte: Cáritas Portuguesa