Cáritas Diocesana do Algarve recebe Cáritas-Nadvirna
No passado dia 22 de maio, a Cáritas Diocesana do Algarve recebeu a visita do Diretor da Cáritas-Nadvirna, da Ucrânia, Andrii Budzak . O Pe. Trushko Oleg, Capelão da Comunidade Ucraniana Greco Católica, acompanhou o Diretor Andrii Budzak até à Cáritas Diocesana, onde foram recebidos pelo Presidente de Direção, Carlos Oliveira.
Pe. Trushko Oleg, Sr. Carlos Oliveira, Andrii Budzak
Num breve encontro foram dados a conhecer os três projetos locais da Cáritas-Nadvirna, com o intuito de obter apoio da Cáritas Portuguesa através do contato com a Cáritas Diocesana do Algarve.
O projeto “Integração social de crianças afetadas pela guerra” tem como objetivo ajudar as crianças que ao abandonarem os seus lares testemunharam os horrores da guerra, precisando agora de apoio para melhorar o seu estado psicológico e emocional.
O projeto “Ajuda alimentar e acesso a produtos de higiene para pessoas afetadas pela guerra” terá como beneficiárias cerca de 900 pessoas (300 famílias) que migraram internamente para fugir à guerra, nomeadamente para a Diocese de Nadvirna, e que precisam de recomeçar a vida encontrando abrigo e acedendo a bens de primeira necessidade.
O último projeto intitulado “Empreendedorismo social como ferramenta de integração de deslocados internos na vida das comunidades”, pretende auxiliar os deslocados da guerra a inserirem-se nas novas comunidades onde agora vivem através da inserção no mercado de trabalho, nomeadamente na indústria alimentar. Um dos objetivos aqui será a criação de uma Padaria Social com aquisição de equipamentos adequados e específicos para a função, ajudando assim na integração desta população vulnerável.