A Cáritas Diocesana do Algarve vai promover aulas de português para refugiados ucranianos.
A Cáritas Diocesana do Algarve vai promover aulas de português para refugiados ucranianos.
As aulas serão lecionadas no edifício do Seminário de São José de Faro em regime gratuito cujo horário será em breve definido.
A Cáritas algarvia tem já uma professora de línguas com prática de docência a adultos que se disponibilizou para aquela finalidade, mas apela a outros professores habilitados a lecionar aulas de língua portuguesa para estrangeiros que se queiram juntar à iniciativa. Os interessados deverão contactar a Cáritas através do telefone 289829920 ou do email geral@caritasalgarve.pt.
Aquela instituição da Igreja Católica está já a acompanhar cinco famílias ucranianas e tem estado a colaborar com a DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve e com o Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrante. A Cáritas do Algarve pretende ainda articular com outras instituições que já acolhem mães e crianças ucranianas o apoio alimentar e o fornecimento de artigos de higiene.
Para isso, a instituição tem já a decorrer uma outra campanha de recolha de alimentos indiferenciados para adultos, crianças e bebés, assim como de roupa de cama e atoalhados e outros bens de primeira necessidade como fraldas e outros produtos de higiene para senhoras, bebés e crianças.
A Cáritas algarvia será ainda intermediária de parte da renúncia quaresmal deste ano que reverterá para “apoiar as famílias ucranianas no Algarve que acolham familiares em suas casas, participando nas despesas de bens de primeira necessidade, tais como medicamentos, água, luz, gás”, como adiantou o bispo diocesano na sua mensagem para a presente Quaresma.
Fonte: Folha do Domingo