• Início
  • Quem Somos
    • Instrumentos de gestão
    • Identidade
    • Órgãos Sociais
  • Onde Estamos
    • Cáritas Paroquiais
  • O que Fazemos
    • Centro Infantil “O Despertar”
    • Respostas Sociais
    • Fichas de inscrição e de renovação de matrícula
  • Campanhas
    • 10 Milhões de Estrelas
  • Colabore
    • Donativos
  • Contactos
Logo Image
Welcome N/A
    • Área Admin
      • Suporte
  • Registar-se

Notícias

Início > Sem categoria > Campanha de Natal da Cáritas adquire este ano ainda mais importância devido ao aumento dos pedidos de ajuda

Campanha de Natal da Cáritas adquire este ano ainda mais importância devido ao aumento dos pedidos de ajuda

  • 7 Dezembro, 2022
  • Cáritas Algarve
  • Sem categoria

Pedidos de apoio à Cáritas algarvia aumentaram cerca de 45% desde que a guerra na Ucrânia começou

A campanha solidária de Natal ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, promovida pela Cáritas Portuguesa, ganha este ano particular importância devido ao cenário “muito preocupante” que a instituição prevê de crise social no país, nos próximos meses, devido ao aumento “generalizado” dos pedidos de ajuda.

“Portugal enfrenta um final de ano de 2022 e um início de ano de 2023 muito preocupante. As diversas proveniências das crises com que nos debatemos exigem intervenção multissetorial e uma grande capacidade de rentabilizar as interdependências”, referiu num texto enviado esta semana à Agência Ecclesia.

A rede nacional da Cáritas disse acompanhar “com preocupação” a situação da sociedade portuguesa, ao registar “um aumento generalizado em todo o país dos pedidos de ajuda”.

Concretamente a Cáritas Diocesana do Algarve considera estar a viver-se “uma época muito preocupante”. A instituição recorda que “em 2020 – e pela primeira vez em seis anos – Portugal registou um aumento no número de pessoas em risco de pobreza”, segundo o relatório apresentado pela Pordata, no passado dia 17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Em comunicado enviado ao Folha do Domingo, a instituição refere que “à pandemia veio juntar-se a guerra na Ucrânia que mudou o panorama mundial, aumentando os preços dos bens essenciais, entre outros” produtos e serviços.

A Cáritas algarvia está neste momento a apoiar 197 famílias, num total de 534 pessoas, o que, segundo a instituição, representa um aumento de cerca de 45% relativamente ao período imediatamente antes da guerra na Ucrânia. Destas 197 famílias, 53 são refugiadas, vítimas daquele conflito militar que teve início a 24 de fevereiro deste ano.

“Acreditamos que a curto prazo veremos um aumento dos pedidos de ajuda, tendo a Campanha ‘10 Milhões de Estrelas’ um papel ainda mais fundamental no nosso apoio social”, acrescenta a Cáritas do Algarve, referindo que se torna “necessária a obtenção de fundos que permitam responder às várias solicitações para pagamento das despesas de gás, eletricidade, água, rendas em atraso, material escolar, propinas, etc., assim como o básico: os bens alimentares”.

Assim, os fundos angariados este ano no Algarve com aquela iniciativa reverterão em 80% para a ação da Cáritas Diocesana e em 20% para o fundo de resposta a situações provocadas por alterações climáticas em países lusófonos.

No âmbito da campanha, a Cáritas propõe a todos os portugueses uma “adesão simbólica” aos valores da paz, associados à vivência do Natal, através da aquisição de uma ‘vela estrela’ de cor branca ou cor vermelha, no valor de 2 euros. As velas estarão à venda nas Cáritas Diocesanas – podendo ser pedidas à Cáritas algarvia através do email geral@caritasalgarve.pt ou do telefone 289829920 – e nas paróquias e também nas lojas Pingo Doce.

A Cáritas convida ainda cada português a acender a vela na noite de 24 de dezembro, véspera de Natal, e a colocá-la à janela de casa.

A operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ é uma iniciativa solidária que nasceu em França e que começou a ser promovida em Portugal em 2003, tendo como principal objetivo incentivar a sociedade civil, os cidadãos, a contribuírem para a melhoria das condições de vida de pessoas e povos desfavorecidos, atingidos por fenómenos como a pobreza, a guerra, as catástrofes naturais, as desigualdades sociais.

A campanha tem lugar durante o Advento (tempo litúrgico que precede o Natal no calendário católico) e é concretizada através de manifestações públicas de natureza religiosa, cívica, cultural e artística, desenvolvidas pela Cáritas Portuguesa e pelas Cáritas Diocesanas.

A Cáritas do Algarve vai lançar a nível diocesano a campanha no próximo domingo, na Eucaristia das 10h30 na igreja matriz de São Brás de Alportel, que incluirá a renovação do compromisso da direção daquela instituição.

 

Fonte: Folha do Domingo


Dia Mundial dos Pobres: Lançamento da Campanha “10 Milhões de Estrelas”Celebração que une a campanha de Natal da Cáritas à ‘Luz da Paz de Belém’ realiza-se na Fuseta

CÁRITAS DO ALGARVE

A Cáritas Diocesana do Algarve é uma instância oficial da Diocese do Algarve, que tem por finalidade a promoção e o exercício da acção sócio-caritativa e como fonte fundamental de inspiração a Doutrina Social da Igreja, as orientações definidas no Plano Pastoral Diocesano e imperativos de solidariedade, dando prioridade de intervenção às situações mais graves de pobreza e exclusão social.

Contactos

Rua Brites de Almeida,10

8000-234 Faro

geral@caritasalgarve.pt

tele. +351 289829920

Links Importantes

Cáritas Internationalis

Cáritas Europa

Site do Vaticano

Site da Conferência Episcopal Portuguesa

Outros

 

Contacte-nos

© 2022 Todos os direitos reservados.